Sábado Som.Por João Carlos de Mendonça.

Publicado: 19/03/2011 em Poesia

 E V I N H A 
 
 
Uma linda família brasileira.Negros,bonitos e acima de tudo talentosos. Nunca a frase de Caetano caberia tão bem quanto naquela trupe de cantores de tanta “elegância discreta”. Quatro deles,homens, formaram os GOLDEN BOYS e o rapaz caladão e tímido Mário (Roberto Carlos pegava no pé dele por isso) juntou-se às duas irmãs (Marisa e Regina) para formar o TRIO ESPERANÇA. Essa formação durou pouco pois Marisa resolveu casar-se e abandonar o estrelato que se aproximava mas,a solução estava ali,em casa mesmo, na voz de anjo da caçulinha Eva Correia José Maria substituio. E Evinha (apelido caseiro e adotado pela turma da Jovem Guarda) começou a desabrochar.
 
Tanto os Golden Boys quanto o Trio Esperança ajudaram a Jovem Guarda a deslanchar. Os primeiros com “hits” como MÁGOA,ALGUÉM NA MULTIDÃO,PENSANDO NELA e outras versões,como era muito comum na época.Eram também muito requisitados para gravar vocais de fundo para vários artistas,inclusive de outros estilos da MPB. E o Trio Esperança esbanjava graça e charme com suas canções juvenis como FILME TRISTE e A FESTA DO BOLINHA cuja letra se referia aos personagens dos “quadrinhos” da Turma da Luluzinha.
 
Apesar de todo aquele clima ingênuo do movimento,a voz de EVINHA chamava a atenção dos produtores e compositores “mais sérios” do período e quando a Jovem Guarda começou a minguar a menina resolveu cortar o cordão umbilical e alçar carreira solo. No meio de um time de cantoras de fazer inveja como Elis,Gal,Bethânia,Nara e Beth Carvalho foi EVINHA a escolhida para interpretar a CANTIGA PARA LUCIANA pelos autores Paulinho Tapajós e Edmundo Souto. Bola na caçapa,a canção venceu o FIC na fase nacional e internacional e a menina ganhou credibilidade e reconhecimento de público e crítica.Isto se deu em 1969.
 
Longe dos estrelismos da época, a doce Evinha ,correndo por fora , seguia arrebatando prêmios e sucessos interpretando canções que marcaram corações e mentes como TELETEMA e CASACO MARROM. Eu mesmo já perdi a conta das atuais regravações destas pérolas.
Em 1977, o maestro francês PAUL MAURIAT (que assim como Ray Conniff adorava gravar discos recheados de sucessos requentados e arranjos modorrentos.Enfim: cafona mesmo!) resolveu produzir um album com músicas brasileiras e naturalmente caído por aquela voz,convidou Evinha para cantar no disco todo.
 
Com o estrondoso sucesso da empreitada pelo mundo, Mauriat incorporou Evinha à sua orquestra numa longa excursão (Europa,Ásia etc)  e nossa menina deu de se apaixonar pelo pianista do grupo,o músico Gerard Gambus com quem se casou e se instalou em Paris.
Com a chegada dos filhos,Evinha afastou-se da música dedidando-se integralmente à criação da família.
 
Evinha continua casada com Gambus e residindo em Paris. Filhos criados,retomou a carreira mas atuando basicamente na Europa.Mas,com seu (ainda) rostinho de anjo vez em quando vem ao Brasil rever a família,os amigos ,  apresentar-se em shows sempre concorridos ,infelizmente sempre no sul maravilha e naturalmente,beber na fonte.Depois volta para a França com seu lindo casaco marrom.

 

comentários
  1. EDGAR MATTOS disse:

    Interessantes as notícias de Evinha que o João Carlos – hoje mais Jean Charles do que nunca em sua abordagem sobre o destino parisiense da moça do casaco da sua mesma linda cor. O homem sabe tudo da área musical. E a gente vai aprendendo.
    Antecipo parabéns pelo seu aniversário que amanhã se festeja ” en petit comité” familiar como ele deseja nessa sua fase reclusa que não sei até quando vamos respeitar.

  2. Arsenio Meira Junior disse:

    Estou com Edgar. Mais um aprendizado, pelas mãos de johnny bee Good. Ouvi falar vagamente no Trio Esperança, o que equivale a dizer que não conhecia p.n. Agora já sei mais.

    Graças ao ANIVERSARIANTE DO DOMINGO.
    Que merece uma homenagem. Com todas as honras.
    Abraços

  3. João Carlos disse:

    Eita! Depois de EVA CORREIA JOSÉ MARIA é “ponto.Evinha etc…mas apareceu uma palavrinha sem vergonha.Perdão.É esse teclado torcedor do Sport querendo me derrubar.
    Os mestres-irmãos Edgar e Arsênio adoram me deixar ANCHO.Ai eu fico sisi.
    Aguardem ANDRÉ. Aposto que ele vai trazer TELETEMA e então todo mundo vai lembrar.

  4. João Carlos disse:

    Quase esqueço de agradecer ao GM EDGAR os parabéns.Obrigado de coração.
    ARSÊNIO então,me enche de jóias raras. Acho que ele me quer PhD em Beatles.Se for prá “datar”,João Rubronegro pelo valor inestimável dos livros ,seria computado até presente de Dia de Finados KKKKKKKKKKKKKKK!

  5. Arsenio Meira Junior disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk, aguarde Johnny, por aí vem mais…
    E amanhã, os parabéns. Te prepara!!
    Abração

  6. andre gustavo disse:

    Confrades,estou na rua com internet so no celular.Amanha de manha,vou pedir um cafe pra nois DEZ e mando brasa nos clips.
    PS:Adorei o texto.Vou mostrar a minha mae,que curte muito essa fase da MPB

  7. Tadeu Rocha disse:

    João,
    Parabéns pela coluna e um sincero Feliz Tudo!!!

  8. andre gustavo disse:

    Parabenizando o nosso grande João Carlos Gregório de Matos Millor de Mendonça pela data de hoje,mando Teletema,clássico total e eabsoluto:

  9. andre gustavo disse:

  10. andre gustavo disse:

    Massa essa:

  11. andre gustavo disse:

  12. andre gustavo disse:

    Esse clássico vai pra minha patroa,Luciana:

  13. andre gustavo disse:

    Achei essa apresentação mais recente no programa de Hebe:

  14. andre gustavo disse:

  15. andre gustavo disse:

    All together now:

  16. andre gustavo disse:

    E Filme Triste vai para minha mãe,grande responsável pela minha iniciação no bom gosto musical:

  17. João Carlos disse:

    Show de bola ANDRÉ.Obrigado pelos parabéns e pela video-aula.Verdadeiro videoshow.Fundamental.Tomara que Arsênio assista.E pena que TELETEMA “faiô”.
    Obrigado Tadeu.E vê se chega mais.

  18. Arsenio Meira Junior disse:

    To aprendendo, Johnny. É André mandando a lição e eu ouvindo. Cultura musical?
    O homem tem de pra dar, vender e emprestar. Ou sumplesmente mostrar, ou legar a nós, seus amigos. A mãe, então, é uma enciclopédia.
    Valeu, André. Grande abraço.

  19. Magna disse:

    Maravilha de sábado em pleno domingo. Voz linda a da Evinha. E o ‘Casaco Marron’ é leve e linda.
    Abraços.
    Magna

  20. osvaldo soares neto disse:

    JOÃO CARLOS, passei sábado, domingo, matutando, imaginando o que escrever e sinceramente diante de uma Mente Privilegiada, não conseguir. Mesmo assim fica aqui, minha gratidão, minha alegria e um enorme prazer, de poder, Ler seus comentários, post, seja musical, politica ou futebol.
    JC, saiba que aprendir a gostar e admirar o Nobre
    DEUS TE ABENÇOE.
    Ao término e o ROCK RIO? teremos comentários do que vai ocorrer e dos passados?
    Felicidades.

  21. João Carlos disse:

    Obrigado Mestre Osvaldo.Sobre o Rock In Rio as atrações são ps famosos “quem”. Gente que vira o “melhor do mundo” por 15 dias,até aparecer outros.Prefiro me ater à turma da antiga,que tem curriculum.Lady Gaga,Shakira…gente que tem mais imagem prá mostrar do que música.Tirante Like A Virgen,alguém é capaz de assov iar um pedacinho de alguma coisa de Madonna ?

Deixe um comentário