A VIDA EM 24 FPS. POR HOULDINE NASCIMENTO.

Publicado: 21/10/2012 em Poesia

O Palhaço se consagra no GPCB

Na última segunda-feira (15), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi palco de mais um Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (GPCB). O evento, que segue o formato de premiações como Oscar, Bafta e César, tornou “O Palhaço” recordista de vitórias. Realizado por Selton Mello, o longa-metragem venceu 12 das 13 categorias a que foi nomeado, incluindo melhor filme, direção, ator (para Selton), roteiro, e ator coadjuvante (Paulo José), além do voto popular. O homenageado da noite foi Cacá Diegues, um dos líderes do “Cinema Novo”.

Ursinho boca-suja

A comédia americana “Ted” traz um ursinho de pelúcia nada convencional, se drogando e tendo diversão com várias mulheres. Mas no Brasil, o longa ficou notabilizado após a revolta do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que pediu ao Ministério da Justiça nova classificação indicativa para o filme (de 16 para 18 anos). Inicialmente, o parlamentar pretendia retirar o longa de circulação, mas mudou de ideia depois da reação popular. O motivo de sua “ira” foi o fato de ter levado o filho de 11 anos para assistir ao filme. Mas se o longa tem censura de 16, por que ele levou uma criança com uma idade menor para ver? O MJ indeferiu o pedido. Na semana seguinte ao protesto de Queiroz, “Ted” liderou as bilheterias do país.

Violência durante a Lei Seca

Na semana passada (12), “Os Infratores” (Lawless, EUA, 2012) estreou nos cinemas do Brasil. O filme se baseia em fatos reais e aborda a história dos irmãos Bondurant, contrabandistas de bebida, na Virginia, que conseguiram burlar as autoridades corruptas, entre os anos de 1931 e 33 (época em que a Lei Seca vigorava nos EUA). Este ano, o longa concorreu à Palma de Ouro e havia chamado atenção da crítica pela violência excessiva. No entanto, um dos grandes destaques fica por conta da magistral atuação de Guy Pearce, que dá vida a um ajudante de polícia bem esquisito e assustador, oriundo de Chicago. O diretor John Hillcoat havia realizado alguns anos atrás o drama apocalíptico “A Estrada”, que contava com Viggo Mortensen no papel central, tendo recebido elogios por este trabalho. Agora, ele trouxe um dos melhores filmes de 2012. Vale o ingresso!

Procurando Nemo em 3D

Os grandes estúdios já tornaram habituais os relançamentos, em 3D, de filmes que marcaram época. Clássicos como “Titanic”, “O Rei Leão” e “Guerra nas Estrelas” seguiram essa linha. Agora é o momento de “Procurando Nemo”, animação bidimensional lançada originalmente em 2003, que traz a conhecida história de um peixe-palhaço capturado por um mergulhador e levado a um aquário de um consultório odontológico, tentando escapar de lá a qualquer custo. Está em cartaz desde o dia 12/10 e ainda pode ser conferido nos cinemas.

Skyfall

Na próxima sexta-feira (26), estreará o vigésimo-terceiro filme da franquia James Bond. “Operação Skyfall” mostra novamente Daniel Craig na pele do agente 007. Desta vez, lutando para contornar uma missão em Istambul que fracassou, quando foram vazadas todas as identidades dos agentes do MI6. Sem dúvida, um dos trabalhos mais aguardados deste ano.

Anúncios
comentários
  1. Anônimo disse:

    Vi O PALHAÇO. Belo filme. Se mereceu todos esses prêmios só Houldini poderá nos dizer ! Mas gostei muito. Já esse TED seria um tédio ou é mesmo engraçado ?

  2. Houldine Nascimento disse:

    João, pelo nível dos concorrentes (“Bruna Surfistinha” e “Assalto ao Banco Central” são tenebrosos…), não há dúvida do mérito de “O Palhaço”. Foi o que aconteceu com “Tropa 2”, no ano passado. Mas quem manda na premiação é a Globo Filmes… Quanto ao Ted: ainda não vi, mas pretendo até quarta (24). Assisti ao “Lawless”, que me pareceu interessante. Os dois últimos se encontram em cartaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s