SÁBADO SOM. POR JOÃO CARLOS DE MENDONÇA.

Publicado: 07/07/2012 em Poesia

L U I Z  V I E I R A


De uma coisa eu lembro bem. Na época em que LUIZ VIEIRA freqüentava a mídia, principalmente as TVs, eu, garoto, o tinha como o mais significativo representante do Nordeste lá no Sul Maravilha.

Longe da imagem do coitadinho, a simpatia, o talento e a inteligência dele me orgulhavam. Dialogava, trocava figurinhas fosse com quem fosse no mesmo patamar, mas jamais perdia a elegância e o sorriso sincero. Sua competência extrapolava nordestinidades, embora fosse um divulgador incansável da nossa cultura . Tanto que era chamado de o advogado do Nordeste.
Nascido em Caruaru-PE, perdeu a mãe cedo e terminou sendo criado pelos avós. Influenciado pelo pai, cursou e formou-se em Direito no Rio de Janeiro, para onde foi pequeno, morar em São Gonçalo. Nunca exerceu a advocacia, preferia investir toda sua determinação para tornar-se artista. Viajava diariamente por 3 horas de trem para tentar se apresentar no programa de rádio do ZÉ DO NORTE. Não lhe davam brecha até que um cantor faltou à apresentação e ele na raça, se exibiu tão bem que foi imediatamente contratado. A história se repetiu no Cabaré Novo México, onde diariamente ficava no cerco, esperando uma oportunidade, que veio mais uma vez com a falta do cantor da casa. Ele assumiu de vez a função.
Naquele período, começou a apresentar suas criações que, mesmo ele, não sabia explicar a razão pela qual tanto agradavam ao público. A primeira dessas foi a toada “Menino de Braçanã”. Longe de seguir modelos, Luiz Vieira preferia enveredar por outras tendências, e assim se deu com a “Guarânia da Lua Nova” e o xote “Estrada do Calumbandê”. A grande reviravolta em sua carreira viria enfim ao apresentar seu “Prelúdio Para Ninar Gente Grande”, talvez sua mais significativa criação. Cantada pelo Brasil inteiro, foi regravada e entrou no repertório de vários cantores célebres do período. Logo seguida veio outro sucesso estrondoso, “Paz Do Meu Amor”, uma das mais lindas canções já escritas da MPB. Destas que te pega de primeira, comovente.
Quando virou figura carimbada na mídia, se apresentando costumeiramente em rádios e TVs, Luiz Vieira aproveitou a celebridade para “gritar” com veemência contra a seca no Nordeste. Como não poderia deixar de ser, teve a casa invadida e revirada e foi se “defender” pelos grotões do país. De qualquer forma, viu suas criações serem registradas por cantores como Caetano Veloso, que gravou lindamente sua Na Asa do Vento (parceria com João do Vale) no disco Jóia. Além de intérpretes menos votados, suas canções foram gravadas também por Bethânia, Rita Lee, Fagner, Elba Ramalho e Zizi Possi. Gente de peso!
Não sei por onde anda e o que faz atualmente o meu ídolo de infância. Sei que tem 3 filhos, sendo 2 gêmeos do segundo casamento. Seja como for, LUIZ VIEIRA continua vivo e sagaz nas minhas melhores lembranças e no coração de muita gente! Hare Krishna!

Anúncios
comentários
  1. Magna disse:

    Maravilha, João!
    Faz aproximadamente 2 anos que o vi no Programa Raul Gil num quadro que não lembro o nome. Foram vários artistas dando depoimento sobre o artista. Muito legal. Continua ativo e cheio de vitalidade, como você disse.
    Abração e bom final de semana a todos.
    Vou deixando aí estas preciosidades, uma delas na voz de outro que tenho muitas saudades: Jessé (já falaste dele aqui, João?).
    Magna

    A voz de Jessé simplesmente era muito linda mesmo:

  2. Domingos disse:

    Eita Magna disse tudo eu não digo mais nada. Menino passarinho é a música. Presente, Passado e Futuro. Atemporal, Eterna.

  3. andregustavo disse:

    Conheço pouco de Luiz Vieira,menos agora depois do SS.Olha o cara ao vivo em 2008:

  4. andregustavo disse:

    O grande Ednardo também regravou Na Asa Do Vento:

  5. andregustavo disse:

    Essa é do bau mesmo:

  6. Magna disse:

    Vixemaria, João, agora deu saudade de Ednardo. Vai anotando se ainda não falaste aqui: Jessé, Ednardo… sei não…ô povo folgado, né, João?
    Domingos, meu irmãozinho, tu ainda não levantou voo não, menino passarinho? Quando bater asas, faça o favor de deixar agendadas as publicações dos SS e de Houldine, viu? (pense num povo folgado!)

  7. JC, DOMINGÃO, olha o sumidaõ aqui, tou aqui, tou correndo mais do que Bolton, amanhã registro minha candidatura, pelo PC DO B, com o numero 65444, vai ser dificil, alias é quase impossivel, pois a grana anda solta por aqui e a compra de voto descarada das FAMILIOCRACIAS, são aburdas,., mais vou incomodar, suar e o que vier é lucro. Agora a MAGNA tem razão EDNARDO E JESSÉ SÃO MARAVILHOSOS,no meu velho carro tem cd dos dois e escuto sempre,. PAVÃO, VOA LIBERDADE E por ai afora.
    Um abração a todos

  8. João Carlos disse:

    Que bom o Osvaldo de volta! Tomara que se eleja,amigo. Mas você não é homem de partido.Você é inteiro! É mesmo difícil para uqem não é do esquema de tranbicagens etc.Mas vamos torcer!
    MAGNA, não é fácil encontrar bom material mas tentei uma vez e estou tentando algo consistente sobre o Ednardo!

  9. Sonia Regina disse:

    Luiz Vieira, um poeta lindo, maravilhoso! Graças a Deus e para a nossa alegria continua atuante e alegra-nos toas as manhãs através do seu programa na Rádio Manchete, de 6 às 8h. Para quem não mora no Rio, poderá ouvir pela web: http://www.radiomanchete.com.br

  10. Muhammad disse:

    pois ente3o velho ne3o sei se foi o vinho, mas ne3o encontrei o autor dda obra e/ou fotf5grafo da ltnaira dentada .realmente, a coisa mais f3bvia e ululante e9 a grande cagada do Pensador , do Rodin. he1 uma real semelhane7a entre o ato de pensar e excretar. o pensamento de alguns realmente se3o uma excresceancia (no sentido pejorativo), mas, como todo ato fisiolf3gico tem algo de prazenteiro, essa excresseancia, no seu e2mago, guarda um excesso essencial. daed o pensamento ser o fumo de uma incandesceancia, como o sentimento o fundo irracional do sentido, essa pore7e3o que os sentidos ne3o abarcam. bah! viajei. diz aed o nome do cara da ltnaira (se souberes) no valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s