SÁBADO SOM. POR JOÃO CARLOS DE MENDONÇA.

Publicado: 16/06/2012 em Coluna de João Carlos

                                           A  S     M  U  S  A  S

 

No Brasil, os compositores costumam omitir suas musas. Mulheres que deram origem a muitos clássicos da MPB continuam desconhecidas. Até porque, a maioria é imaginada, uma mistura de várias pessoas, ou até mesmo “encomendadas” como  as personagens de filmes e novelas. Lá fora, é um pouco mais fácil identificar, até porque muitas são deliberadamente, citadas nas canções ou em depoimentos dos autores. Outras tantas são tão óbvias que não são novidades. Recentemente foi lançado um livro muito interessante sobre o assunto. Fiz um esforço para não ser tão “lugar comum” mas como veremos, é inevitável.

LOLA

Esta deusa inspirou 2 canções antológicas: LOLA (THE KINKS) e  TAKE A WALK ON THE WILD SIDE de LOU REED. Lola era presença constante nas boates mais “chics” de Londres. Lugares freqüentados pela elite pop da Inglaterra.

 

SARAH , a primeira esposa de BOB DYLAN, com quem viveu até o final dos anos 70. Foi a musa   da balada SARAH do álbum DESIRE de 1975.

 

PATTIE BOYD, foi casada com George Harrison e com Eric Clapton. Depois, dizem, teve um caso com Ron Wood. Pattie era uma jovem modelo quando conheceu George nas filmagens de A HARD DAY’S NIGHT. Casaram em 1966 e se separaram em 1974. Ainda no final dos 60, Clapton escreveu para ela sua clássica LAYLA. Clapton que,pela amizade com Harrison,engoliu sua paixão até a separação do casal. Mas o casamento dele com a musa durou tanto quanto espumas ao vento. George sempre afirmou que SOMETHING foi criada à partir de uns versos de James Taylor, mas o mundo todo acredita que Pattie foi a musa inspiradora desse clássico dos BEATLES.

                                                                              

  EMILY, a garota saboreando um picolé Fri-Sabor Morando/Côco foi a musa da canção SEE EMILY PLAY do primeiro disco do PINK FLOYD.
   

PRUDENCE FARROW   acompanhava a irmã, a atriz MIA FARROW na Índia, no “ashram” do Maharish, e meditou tanto que pirou,trancando-se em seu bangalô.   Todos ficaram preocupados. Então John Lennon escreveu uma canção que com Paul e George foram cantar para ela. DEAR PRUDENCE, gravada no White Album.

.                

ANGIE BOWIE ,mulher inteligente,sexy e de forte personalidade. Foi esposa de DAVID BOWIE que escreveu para ela o hit SPIDERS FROM MARS. Sim, é ela mesma a musa de ANGIE dos ROLLING STONES.

JANE ASHER, já era uma atriz respeitada em Londres,apesar de seus 17 anos, quando começou à namorar McCartney. A relação durou até 1968. Alguns clássicos dos BEATLES foram inspirados em Jane, como HERE,THERE & EVERYWHERE e AND I LOVE HER. Foi no piano de Jane que nasceu YESTERDAY e FOR NO ONE.

NICE foi a primeira esposa de Roberto Carlos,com quem casou ainda nos anos 60. Todo mundo sabe que ele escreveu canções para todas as suas esposas e “casos”. Mas foi durante o relacionamento com Nice que ele escreveu suas melhores baladas. DETALHES, por exemplo.

 

FLORA GIL, essa bela morena, no fim dos anos 70 prendeu o coração de GILBERTO GIL. Desde então, ninguém chega à ele senão por ela. A esposa anterior do artista foi brindada com duas pérolas: Sandra e Drão  (uma lindíssima espécie de mea culpa) mas no disco LUAR, Gil se superou ao escrever para sua musa um dos mais sublimes momentos da MPB, a bossa-nova FLORA.

Foi exatamente assim, como na foto, que essa então jovem morena de aproximadamente 15 anos foi cortejada pelos olhos de Tom e Vinícius. Pois é, HELÔ PINHEIRO, apenas A GAROTA DE IPANEMA.

 

Não lembro de outra mulher na vida de Erasmo Carlos senão NARINHA. Essa bela mulher simplesmente inspirou a letra de COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ. E teve mais, citada nominalmente em COQUEIRO VERDE, Narinha faleceu prematuramente e desde então não se tem notícia de outra musa na vida do Tremendão, ao menos, significativamente. “Sou forte/mas não chego/aos teus pés” , assim cantou Erasmo em MULHER. Precisa dizer mais ?

   GLÓRIA PIRES é uma das melhores atrizes brasileiras. Tão admirada que, a gente até perdoa o fato de ela ter sido casada com Fábio Jr. Afinal, era quase uma adolescente. Desde então, mantém um relacionamento estável e consistente com o injustamente ignorado compositor ORLANDO MORAIS, que escreveu para ela PODEROSO CHEFÃO, A CANÇÃO. Acho que só eu escutei essa maravilha!

  DEDÉ VELOSO, coincidentemente irmã de SANDRA (ex-esposa de Gil), casou-se com CAETANO VELOSO ainda no auge do Tropicalismo e o casamento durou até meados dos anos 80. Terminou sem nenhum estardalhaço. Como é notório, Caetano não poupa ninguém. Que o digam, SÔNIA BRAGA (Tigresa), VERA ZIMMERMAN (Vera Gata) e REGINA CASÉ (Rapte-Me Camaleoa). Mas foi para quem que o nosso querido compositor escreveu MINHA MULHER, QUEIXA e VOCÊ É LINDA ?

Claro que eu sei que este “post” exibiu apenas uma dose e que faltaram muitas musas. Justo essa que você está lembrando agora. Será que teríamos Jealous Guy,Woman e Starting Over sem YOKO ONO ? Ou mesmo My Love e Maybe I’m Amazed sem LINDA ?  Estaríamos ouvindo Fool To Cry dos STONES sem BIANCA JAGGER ?  Que mulher poderia ter sido a inspiração para Carinhoso, Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda, Carolina ou Ela é Carioca ? Não faço a menor idéia. Se você sabe, a hora é essa!

 

 

 

 

 

Anúncios
comentários
  1. Devidamente revigorado depois de uma sexta-feira insana, mando um recado em forma de iutubiuo:

  2. Caetano e sua MUSA, como disse Gil musa única mulher, mãe de seus filhos:


  3. andregustavo disse:

    Muito massa esse SS,diferente e esclarecedor.See Emily Play é uma canção que embalou minha juventude.Clássico absoluto.Psicodelia pura

  4. andregustavo disse:

    Bowie também fez sua versão no LP de covers Pin Ups:

  5. andregustavo disse:

    Sandra é uma formidável canção de Gil,que tem como mote a prisão dele por porte de maconha:

  6. andregustavo disse:

    Na verdade Sandra não tem a prisão como mote principal,mas partes da canção relatam fatos na cadeia.A prisão mesmo está neste video:

  7. andregustavo disse:

    Maybe i’m Amazed eu vou mandar na versão do Faces,que conseguiram melhorar o que já era uma obra prima.Ficou mais hard e mais cru,uma canção que é emoção pura.:

  8. andregustavo disse:

    O pedido de perdão de Jagger a Angela Bowie depois que ela pegou David e Mick “se amando”:

  9. andregustavo disse:

    Pois é,assim com Sarah Vaughan,Lovely Rita Lee tb regravou o clássico dos Beatles,e ao invés do HER ficou,HIM,obvio:

  10. andregustavo disse:

    Rita ainda linda:

  11. João Carlos disse:

    Eitcha! Se acordei-me-se agora! Oh TV ruim (e paga) tem mais intervalos e lixos que a TV Aberta.Negócio de Zé mesmo! Pensei que tinha dado bode no PC do Domingão.No gogó gugu! Adorei Bowie cantando Emily! Muito classudo!

  12. João Carlos disse:

  13. João Carlos disse:

    http://youtu.be/cAfP5BMKgjc LOLA! Ganhou 2 músicas.Portanto Lola é BI!

  14. João Carlos disse:

  15. João Carlos disse:

  16. Magna disse:

    Sem mais dizer, vamos a Orlando Morais para que não apenas João escute a maravilha.
    Abraço.
    Magna

  17. João Carlos disse:

    Show de bola MAGNA! Essa música é de fato linda e o arranjo é perfeito!

  18. João Carlos disse:

    Interessante que a maioria das “musas”, notadamente as brasileiras, jamais se vangloriaram publicamente. Talvez pela família,evitaram imprensa e a mídia em geral. Só HELÔ,depois de separada,resolveu colher os dividendos. Por sua vez Piovani andou alardeando que Caetano teria feito uma música para ela mas Caê foi direto: Não! De jeito nenhum!

  19. Magna disse:

    E foi, João? Qual foi a música que a Piovani se achou merecedora? Agora fiquei curiosa.

  20. João Carlos disse:

    Alguma coisa de seus 2 últimos CDs. Lembro que li sobre o assunto mas não guarderi o nome da canção. “Faia nossa”.

  21. Anônimo disse:

    A foto da Narinha está errada… Essa aí não é ela!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s