A PAIXÃO (POR UM CLUBE) E SUA SEMELHANÇA COM A DEMÊNCIA…

Publicado: 07/06/2012 em Poesia

 

O inconsciente de uma nação de um clube, como o próprio povo se autodenomina, o que aliás é de uma estupidez tamanha, pois bem, esse inconsciente é terrível.

Porque do não saber-se, do não conhecer-se, resultam catástrofes naturais, estupores, desordens e catatonias em geral.

Não se conhecer é a pior de todas as tragédias. Até maior do que a própria existência grega atual, com desemprego, falências e kaos.

E deste fato de domínio público, da figura do torcedor, especificamente do torcedor de futebol, mas redutivo ainda, do torcedor de futebol no Brasil…

entendo ser algo próximo ao vício do crack, que nunca usei, mas conheço (graças a Deus bem de longe) pessoas que usaram ou usam e estão morrendo e vegetando e…

posso perceber serem muito próximos do fim que se revela: … a demência…

Fiz , tempos atrás , uma alusão ao clube que torço (?) como sendo, ele o clube, um cabaré.

Cometi um pecado mortal. Desses que minha querida avó Amélia me mandaria ao inferno. Direto e de cabeça prá baixo.

Porque afinal um cabaré pode ser algo bem próximo de um clube de futebol ou não? SIM !!!

E no final as semelhanças são imensas.

Apenas o gerenciamento do estoque é que muda diametralmente. E como muda.

Mas o meu crime foi ser absolvido pela História. A pequena estória de um clube de ficção….

Talvez pouco ou quase nada eu saiba do amor do torcedor pelo seu clube.

E deste amor, além de iconoclasta, vislumbro eu algumas perguntas sem resposta que faço aqui a quem interessar possa respondê-las:

1) Que amor é esse que lhe leva ainda a sonhar após oito anos de traição, derrotas e vergonhas incomensuráveis com uma improvável ressurreição?

2) Que amor é esse que lhe coloca diante de um aparelho de TV, de rádio, Internet, tambor, coisa parecida e lhe faz parecer primo distante do Neanderthal “Homus Idiotis Ignobis”?

3) Que amor é esse que é partilhado, grilado, vendido, surrupiado, espoliado e que no final você não defende dos seus abutres? Onde você se encontra?

4) Que amor é esse que lhe põe uma camisa, uma calça, uma bandeira, lhe tira muitas vezes o dinheiro da feira e no final lhe trai com uma bola qualquer, outro time qualquer?

5) Que amor é esse que lhe impõe uma ida a um estádio, sob chuva, sob sol, cambistas, flanelinhas, pedintes, ladrões (de preto e com apito na boca) e você volta prá casa feliz mesmo após seu time ser goleado, humilhado, roubado (ladrões no camarote) ?

6) Que amor é esse que faz muitas vezes você discutir com gente que você ama, amigos fiéis, filhos, mulher, marido, namorada, namorado, etc pei bufe e coisa e tal. Que porra de amor é esse?

São apenas seis razões em forma de pergunta.

Hexa é luxo.

PS – algumas respostas encontradas no INFO PENSADOR:

Sou um torcedor fanático, torço de coração,adoro vestir a camisa do meu time, gritar todo dia de jogo, bater palmas, assoviar, suspirar, pensar em cada lance, cada drible, cada chute certeiro, cada momento de treinamento, cada momento instintivo, cada erro, cada acerto, quantos técnicos passaram, cada jogo surpreendente, alguns comuns, todas as graças de um momento, todos os momentos de glória, ahhhh cada vitória, cada lagrima derramada, sou um torcedor fanático, lembro de todos os jogos, algumas vitórias, algumas derrotas, quantos escorregões em dias de chuva, quanto suor em dias de calor, quantos adversários querendo contra meu time e quantas cicatrizes, mas isso não o abalou, cada dia meu time se prepara mais, cada dia esta cada vez melhor, tenho orgulho dele, o importante é a fibra, a raça, a motivação que dou ao meu time, torcendo e gritando de coração em cada partida, cada resultado, obrigado time! Amanhã meu time terá uma nova partida, um novo jogo, ele está preparado, cada vez mais preparado, buscando realmente fazer arte quando entrar em cena, este time logo completará 10220 partidas, e estas partidas, são jogadas a cada dia da minha vida, hoje tenho 28 anos de jogos da vida.
Use cada dia como um treinamento para o próximo dia, e o mais importante, torça por você!

Rudson Kiyoshi Souza Carvalho

Amo o futebol. Odeio o torcedor.

Rogério de Souza Baptista

Poucas instituições serão tão abrangentemente nacionais quanto o Flamengo – a Igreja Católica, sem dúvida, é uma delas, e, talvez o jogo do bicho. E olha que o Flamengo não promete a vida eterna e nem o enriquecimento fácil. Ao contrário, às vezes mata de enfarte e, quase sempre, só dá despesa. Mas uma coisa ele tem em comum com a religião e o bicho: a Fé! Por onde vai, o Rubro-Negro arrasta multidões fanatizadas. Há quem morra com o seu nome gravado no coração, a ponta de canivete. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, no Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante ou por um dia.”

Nelson Rodrigues (torcedor do Fluminense)

Anúncios
comentários
  1. João Carlos disse:

    Muito bom broda, porém irrespondível. No meu caso, parece mesmo sandice mas melhorei muito. São incontáveis anos sem ir mais aos estádios, sem pisar na sede, as reformas de Gazaneo eu conheço pela TV. Tomo remédio (se necessário) e durmo antes das partidas. Resultado ? Acordo aceso. Quanto foi ? Quanto foi ?

  2. Domingos, perder ou ganhar, faz parte do jogo,mais como o nautico se comporta, é absurdo, ouvir o senhor GALLO comentar que precisava de jogadores de serie A e contrataram um montão, um caminhão, porem se continuarem a serem jogadores de serie, NÃO CORRENDO, NÃO SE ESFORÇANDO, NÃO CHUTANDO EM GOL,UM TIME APÁTICO e depois dizer perdemos para o vasco,porque é um grande time, sei que é,mais a maneira que perdemos, gols vergonhosos, pois o segundo foi vergonhoso, o Felipe sai da lat. esquerda e o Aurimar, não acompanha, porem no meio tem 4 volantes, que não marcam,pois o Felipe,domina a bola e Ely olha, ajeita a bola Derley se esconde, ai ajeita, arruma, passa uma eternidade na frente da área ai resolve chutar, gol e passivamente UM MONTE DE VOLANTES NÃO COMBATEM e olha que passaram 10 dias treinando, será?. sei que ainda está longe, mais se quisermos sair logo do Fantasma B, temos que começar a ganhar,logo apartir de amnha, como?nao sei,pois não tiveram a coragem de contratar 2 centroavantes de verdades e Silo[e e Tiui,( duzem ,que o AZEITE mandou dispensa-lo), não são aproveitados. So digo uma coisa, uma derrota amanha as coisas começam a complicar e muito

  3. Sou Botafogo desde pequeninho. Torço por três derrotas seguidas e Gallo, galinha e os ladrões todos de lá que se lasquem. O Náutico é uma puta triste. já larguei este amor bandido, estou fazendo terapia prá me curar desta merda. É isso mestre Oswaldo. Você é um cara arretado. Quando é que voltas por aqui? Dessa vez não vai ter desculpa, vamos fazer um city tour alcóolico do kct. podes crer.

  4. Rudson Kiyoshi disse:

    Domingos Sávio, boa tarde.

    Meu texto é uma metáfora, logo não estou falando de um time de futebol…

    ” Amanhã meu time terá uma nova partida, um novo jogo, ele está preparado, cada vez mais preparado, buscando realmente fazer arte quando entrar em cena, este time logo completará 10220 partidas, e estas partidas, são jogadas a cada dia da minha vida, hoje tenho 28 anos de jogos da vida.
    Use cada dia como um treinamento para o próximo dia, e o mais importante, torça por você!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s