Sábado Som. Por João Carlos de Mendonça.

Publicado: 28/04/2012 em Poesia

 

G E T Ú L I O    C O R T E S

O que faria um garoto negro, nascido em Madureira ali pelo início dos anos 40, além de frequentar o coleginho do bairro ? Certamente participar de rodas de samba,aprender com os bambas,desfilar num bloco carnavalesco ou mesmo numa G.R.E.S. da região, claro. Mas apesar de te-lo feito na juventude,Getúlio Cortes  não se sentia “em casa”. Sua praia era outra. Embora ainda hoje em dia, seu visual seja do tipo bom malandro, um boêmio sambista da gema, nosso herói está longe disso.

Desde que aprendeu os rudimentos do violão, o garoto descobriu Sinatra,Sammy Davis Jr e Dean Martin  entre outros astros americanos de então. Passou a se exibir nas noites cariocas caprichando no inglês e reproduzindo seus ídolos. Naquela ocasião,as rádios ainda reinavam absolutas e tudo era “ao vivo”, o que o levou ao emprego de “violonista” acompanhante nas rádios Mayrinck Veiga,Tupi e Mundial. Outra curiosidade da história de GETÚLIO CORTES era a sua preferência pelos bastidores. No entanto apesar de não ser muito de “palcos”,adorava trabalhar naquele ambiente artístico, musical. Mais ou menos nesse tempo,descobriu o ROCK de ELVIS PRESLEY LITTLE RICHARD , simplesmente foi às nuvens. Começou a compor suas primeiras canções influenciado por aquela novidade musical.

Foi quando trabalhava em rádio como assistente de produção, que conheceu a dupla ROBERTO/ERASMO e toda a turma que formaria o embrião da JOVEM GUARDA (Wanderley,Wanderléa,Renato e Jerry Adriani), isto por volta de 1962, e a amizade e a convivência duraram uma década. Isto porque o fim do “movimento” não só o afastou daqueles artistas como o deixou semi-aposentado, vivendo de Direitos Autorais e de trabalhos avulsos no cinema e na TV (sempre como assistente de alguma coisa).

Poucos lembram que a primeira música gravada de GETÚLIO foi registrada por RENATO E SEUS BLUE CAPS e não teve o sucesso esperado.Chamava-seNEGRO GATO. Anos depois,no auge, ROBERTO CARLOS a regravou e a canção virou um clássico do rock nacional,tendo sido ainda gravada posteriormente por ERASMO,MARISA MONTE e LUÍS MELODIA. O curioso é que isto virou regra.

A relação de Getúlio com Roberto Carlos foi mais uma do tipo “dá liga“. Esse fenômeno também acontece na música (e como). Quando o Programa Jovem Guarda entrou no ar, ele (prá variar) era o assistente de produção do Carlos Manga e mais ainda estreitou sua amizade com a turminha. Suas músicas foram gravadas por Renato,Wanderléa,Erasmo,Jerry Adriani,Wanderley Cardoso et caterva mas… nada. O rapaz não dava sorte com ninguém. Pode-se atribuir à percepção aguçada de Roberto (como Elis) mas quando este gravava alguma do Getúlio Cortes, a canção caía imediatamente no gosto popular e ajudava mais ainda o nosso Rei do IÊ-IÊ-IÊ à monopolizar as paradas. A regravação de NEGRO GATO apenas confirmou isso, porque antes e depois, as canções O FEIOO GÊNIOPEGA LADRÃO e O SÓSIA (esta foi encomendada por Roberto para alfinetar seus imitadores) faziam a cabeça de meio mundo.Inevitáveis nos shows.
Mesmo quando o RC derivou para a SOUL MUSIC com o advento do TROPICALISMO, lá estavam 2 pérolas de Getúlio no album O INIMITÁVEL. As belas e clássicas baladas QUASE FUI LHE PROCURAR (regravada recentemente por Luís Melodia) e O TEMPO VAI APAGAR (cujo arranjo evoca a melancolia deWhiter Shade Of Pale  do PROCOL HARUM). EU SÓ TENHO UM CAMINHO foi lançada como single e também no album seguinte do Roberto.

Nos anos 70,o irmão de Getúlio, GERSON KING COMBO juntou-se à BANDA BLACK RIO para forjarem o novo movimento “soul music” no Rio. Gravaram algumas canções do Getúlio Cortes mas,apesar da indiscutível qualidade da BLACK RIO, a coisa não vingou,todavia,pode-se confirmar o talento do grupo por sua participação como grupo de apoio do disco BICHO de CAETANO VELOSO.

Atualmente,nosso roqueiro “setentão” mantem-se na ativa,fazendo seus showzinhos e “livrando” uns trocos na periferia do Rio de Janeiro. Foi homenageado com o lançamento do disco e DVD O PULO DO NEGRO GATO com a presença de seus antigos amigos e de nomes mais atuais da MPB. Sua última criação registrada por Roberto Carlos foi a romântica ATITUDES.

Anúncios
comentários
  1. Meus amigos,estou indo a Petrolina hoje,e ainda não terminei o miserávi do IRPF.Correria da febe.Esse eu vou ficar devendo.Isn’t it a pity?Mas comerei muito bode assado e detonarei algumas grades de ceva mofada.Abs do amigo André Gustavo e viva José Vicente!

  2. Prá começar a brincadeira que o Engenheiro de Som do Fusca está brigando com o Leão… da Receita kkkkkkkkkkk

  3. Em 2011 ensaiando com uma banda que não era de Yellow House com certeza:

  4. Na vozonaaaaaaaaaa de Marisa. Show de bola:

  5. E essa dupla cantando Negro Gato:

  6. O REI. Toitiço:

  7. João Carlos disse:

  8. João Carlos disse:

  9. João Carlos disse:

    E essa ai em cima tem ou não tem a linha de Whiter Shade of Pale do Procol Harum ?

  10. Arsenio Meira Júnior disse:

    Grande André, kkkk, valeu, amigo.
    Bola pra frente irmão.
    José Vicente manda um abraço pra todos você.
    Passa o dia dormindo, se espreguiçando e à noite, e madrugada adentro, tome berreiro por leite. Não prega o olho, kkkkk…
    E O NOSSO JOHNNY B GOODE, CADA VEZ MAIS ECLÉTICO.
    ESSA SÉRIE DARÁ UM LIVRO.
    E Dom Mingão terá que fazer o prefácio, o posfácio, André ser citado a mil por hora, e eu serei o leitor noturno.
    Valeu Johnny, grande abraço, rapaziada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s