O retorno depois da madrugada…

Publicado: 03/04/2012 em Domingos - Crônicas

O banco parecia um barco em mar revolto.

Os clientes pareciam mais com ondas. Uma maré insana me cobria. Um tsunami de gente.

Gente.

Gosto de gente, mas de ressaca eu nem gosto de minha sombra.

Mas é a lei.

Vamos aos fatos:

1) Dirigir manhãzinha, com outros sonâmbulos, que a legião de insones é próspera.

2) Bater o pé no chão do estacionamento. Primeiro ruído vindo do estômago. O café amargo não descera bem. Talvez engarrafado, estivesse de greve entre o esôfago, o estomago e a bile hepática.

3) Abrir um banco. Não, abrir uma porta, um código e sentar numa cadeira. Abrir um banco é coisa para quem tem pedigree, eu poemito vira-lata.

4) Ligar o computador. A tela verde. A dor na alma. Ruídos distantes. A BR passa logo ali e o corpo lateja.

5) O primeiro dorflex do dia vem logo após. É preciso relaxar os músculos.

6) Café + água + adrenalina + banco aberto + responsa nossa de todos nós nos dai hoje= crise inteiramente, plenamente hipertensiva.

7) Fim do expediente. Uma morte de menos.

8) O retorno, pula esta etapa.

9) Um quadro de João Câmara passa por mim e vejo governador e prefeito escalados na parede e eu lhes aponto uma arma.

10) 10 horas após a saída de casa o retorno.

11) A tela do computador é azul. A esperança é azul. Os amigos são azuis.

FIM.

PS – O livro benfazejo me ampara no lado esquerdo do peito. Vou continuar lendo as crônicas do Broda caçula Edgar Mattos.

COMENTÁRIO DE JOHNNY B. GOOD  – POR EMAIL – PENSANDO QUE EU TINHA ENCHIDO A LATA. A RESSACA ERA DE SONO. A FALTA DE… À GUISA DE:

Meu velho, transformei meus domingos em dia de contrição. Não tenho mais idade prá brincar com a saúde enchendo a tampa prá encarar o trabalho com ressaca na segunda-feira. E olha que estou longe de chefiar qualquer coisa. Sexta à noite e o sábado ? Vou com tudo. Mas domingo é livro,filmes e o Fusca. Eventualmente 3 ou 4 latinhas antes da macarronada e da TV à cabo.
Mesmo esses feriadões não me pegam. A viagem de ida e volta, com sinais,lombadas eletrônicas e que tais mais me e stress am. Às vezes o resultado é pior que uma ressaca! Salvo raras vezes! Por isso, aproveito prá curtir meu barraco. Caminhada,Fusca,ler,escrever o SS… 2 ou 3 amigos, e o BBB (Brahma,Beatles e Bobagens em geral). Páscoa vai ser no meu templo. Com a pintura vencida,banheiro quebrado mas a alma lavada e enxaguada na tranquilidade (viva Dias Gomes), no papo de sempre Amém!

Deixe um comentário

