Sábado Som. Por João Carlos de Mendonça.

Publicado: 24/03/2012 em Poesia

 

 

E N N I O    M O R R I C O N E

 

Sempre fui fascinado por trilhas sonoras. Especialmente as escritas originalmente  para   determinados filmes. Quem não associa imediatamente aquela magistral coda de celos e violinos do filme Tubarão à algo ameaçador ? Aliás,foi mais ou menos nessa época que essa minha paixão aflorou, com as fantásticas trilhas de O Golpe de MestrePapillon. Na verdade, até alguns filmes fracos, não raro são contemplados com músicas maravilhosas pontuando suas cenas. Comédias,dramas,romances,suspenses,infanto-juvenis e até os “terris” já nos brindaram com verdadeiras maravilhas. E confesso que ainda jovem conheci canções e temas que ganharam vida independente de seus filmes.  Foi assim que já adulto, entre tantos gênios do ramo, um deles chamou a minha atenção em particular,pois ao sair do cinema corri à uma loja e comprei a trilha de A Missão. Mais que a surpresa de sabe-lo “italiano” foi descobrir tratar-se do mesmo autor daqueles temas clássicos do chamados “westerns italianos” do SERGIO LEONE.

ENNIO MORRICONE nascido em 1928, recebeu seu diploma de trompetista em 1946 e em  1954 diplomou-se em Composição pelo Conservatório Italiano. Entre esses dois acontecimentos, escreveu músicas para as rádios mas só bem mais tarde entraria no mundo mágico do cinema. Longe do que se possa imaginar,MORRICONE trabalhou e montou grupos de música experimental  bem adiante do seu tempo, perfazendo uma ampla gama de gêneros como música aplicada e absoluta, o que o levou a escrever para o teatro e a TV. Até que compos a trilha de um filme sem muita repercussão ,IL FEDERALE, que resultou no convite para escrever para os westerns de Sergio Leone. Na verdade,se os filmes eram mesmos bons (alguns viraram referência)eu nem lembro,mas o fato é que a música de Por Um Punhado de Dólares; Por Uns Dólares A Mais; The Good,The Bad and The Ugly  ; Era Uma Vez No Oeste  e outros tantos, era simplesmente soberba.

Longe de se espraiar em berço esplêndido, MORRICONE,sempre inquieto,continuava “experimentando”,o que culminou com a fundação da “Nuova Consonanza”, um grupo de improvisação, junto à outros colegas. Mas, voltando às músicas dos “espaquetes”, sua competência  conquistou corações e ENNIO MORRICONE virou figura carimbada em Hollywood e mundo afora. Apesar de ser requisitado pelos maiores produtores internacionais, de ser várias vezes nominado ao OSCAR e outros grandes prêmios de enorme relevo, o sucesso nunca lhe subiu à cabeça. Sempre foi avesso às badalações. Imagine um músico que virou o “o favorito” de cineastas como Pasolini, Bertolucci,Montaldo,Lina Wertmuller,Brian de Palma,Tornatore,Polanski, Warren Beatty,Adrian Lyne,Oliver Stone, Almodovar ,Joffé entre tantos outros ?  Ah…tivesse sido eu o compositor/arranjador/condutor  das trilhas sonoras de CINEMA PARADISO; A MISSÃO; ERA UMA VEZ NA AMÉRICA;OS INTOCÁVEIS; SACCO E VANZETTI  e … põe filme nisso ! Acho que eu seria muito chato! Mas ENNIO ? Prefere discretamente continuar regendo as maiores orquestras do mundo. Só isso!

 

 

Anúncios
comentários
  1. Domingos Sávio disse:

    Teste, para ver a situação do wordpress após o sócio remido e engenheiro de som do fusca André Gustavo dizer que está pior do que a gestão atual do timba:

  2. João Carlos disse:

    Eita ! É um gênio! E eu se arrepiou-me-se todo!

  3. Domingos Sávio disse:

    outro teste. cadê tú André Gustavo?

  4. Domingos Sávio disse:

  5. Domingos Sávio disse:

  6. Domingos Sávio disse:

  7. Domingos Sávio disse:

  8. Domingos Sávio disse:

  9. Domingos Sávio disse:

  10. andregustavo disse:

    Fiz um login no Uordipressi,bora ver se pega

  11. andregustavo disse:

    pegou,véi,mas Domingão mandou brasa,KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  12. Magna disse:

    Mais uma aula do maestro para uma ignorante como eu. Maravilha, João!
    Por não entender nem de cinema nem de música, mas não renunciar a um certo enxerimento, deixo este que não tem nada a ver com o Ennio Morricone, porém teu post me fez lembrar desta série de filmes que curti. Não sei se você gosta, João.
    Abraço.
    Magna

  13. EDGAR MATTOS disse:

    Enfim, desvendado o mistério do “italiano”. A importância da trilha sonora para a composição de uma produção cinematográfica é indiscutível. Tanto que mesmo na época do cinema mudo não se dispensava o acompanhamento musical, executado ao vivo pór um´pianista. Hoje com o notável.progresso tecnológico a sincronização música-cena é perfeita.Tão perfeita que somente os iniciados assim como João CArlos são capazes de se aperceber da música, ouvida de forma dissociada do filme. Especialmente quando se trata de trilha comosta espécialmente como tal. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.

  14. João Carlos disse:

    Exatamente mestre Edgar.Isso mesmo. Magna,tanto faz se é prum filme ou náo. Recomento a trilha do Jurassic Park! Maravilhosa! Independente do filme… ai já é com o nosso Houldini.

    PS: Adoro o Parque dos Dinossauros, lembra meu moleque Marcus com 8 anos. Levei ele pro filme e chegando em casa ele só falava no Tiranosauros Reeeex! KKKK! Eita saudade!.
    ANDRÉ tá devendo a trilha de A MISSÃO etc,etc…

  15. Houldine Nascimento disse:

    O texto de João, como sempre, excelente. Ennio Morricone é um dos meus compositores favoritos. A Itália costuma revelar grandes mestres (Nino Rota é outro por que tenho grande admiração). É sensacional aquela abertura de “Por um Punhado de Dólares”, com aquele tema quase de “assobios” que ele compôs. Paradiso também, contribuindo bastante para tornar ainda mais delicado o filme de Tornatore. De fato, Morricone é um construtor de sonhos.

  16. João Carlos disse:

    Ah via sim Magna. Era muito bom! E o Domingão caprichou nos vídeos na ausência do André.Na titela!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s