Contraponto…

Publicado: 11/03/2012 em ESPIRITUALIDADE

Depois de ler o meu post logo abaixo sobre Somos Todos Romanos Modernos, um amigo navegante, leitor e fã de Rubem Alves, me dá uma dica, eu chego na livraria Cultura e compro Variações sobre o Prazer.

E para dar um gostinho, que a leitura vai se desenrolando no desprazer de assistir ao jogo do ex-naútico, agora a Coisa, o time que não é o meu, mas está com jogadores vestidos com o manto sagrado, então a porca torce o rabo, a fera vai engolindo o timinho e Petrolina é logo ali:

 

” Será que Deus fica feliz quando vê os seres humanos sofrendo? Digo isso pelo fato de que os fiéis, ao fazerem promessas a Deus para obter seus favores, o que lhe oferecem são sempre objetos dolorosos.

Nunca ouvi de um devoto que tivesse oferecido a Deus uma sonata de Mozart ou um poema de Fernando Pessoa.

A Igreja ensinou que o prazer é o ninho do pecado. Como se o mundo fosse um imenso jardim cheio de árvores com frutos doces e coloridos, com placas em todas elas dizendo: PROIBIDO!

O poeta inglês William Blake disse isso num curtíssimo poema: – Fui andar pelo Jardim do Amor, e o que vi não era o esperado: encontrei, ao invés das flores, sepulturas e lápides frias espalhadas. Sacerdotes em vestes negras vigiavam e, com espinhos, os risos e as alegrias amarravam.

A espiritualidade que nos ensinaram foi construída sobre a negação do prazer. O caminho da santidade é o caminho do sofrimento, Nâo conheço nenhum santo que tenha um rosto sorridente.

Alegrando-se na contemplação das telas da Bíblia de Marc Chagall, o filósofo e poeta francês Gaston Bachelard proclamou a sua fé: ” O Universo tem, para além de todas as misérias, um destino de felicidade. O homem deve reencontrar o Paraíso”.3

PS – HAI-KAI DE Matsuó Bashô:

Casca oca:

a cigarra

cantou-se toda.

PS II – Já que se falou em poetas maiúsculos, o clip extraordinário que fala da nossa Vita Brevis.

 

Anúncios
comentários
  1. Domingão, os Budas são sorridentes. Conta?

  2. E muito Fátima. E muito.

  3. João Carlos disse:

    O cristianismo desandou faz séculos!

  4. andre gustavo disse:

    E e meu agnosticismo vamos muito bem obrigado.Vivendo intensamente até o dia da partida.Carpe Diem!

  5. Magna disse:

    Permitam-me repartir com vocês, caros amigos, alguns pensamentos meus. Ao contrário do que se diz, nós sim fazemos Deus a nossa imagem e semelhança. Isto é lamentável, mas é humano. Querer que Deus atenda aos nossos caprichos é algo assim tão infantil como a criança que esperneia, pedindo o doce preferido ao pai. Quem ainda mantém Jesus numa cruz não é Ele, que já saiu de lá há muito tempo. Imagina se um ser daqueles é triste. Claro que não. Aquele que vai pelos religiosos e não pela religião, não pode encontrar mesmo coerência, pois somos seres de contradição. A ciência está aí já estudando fatos ditos místicos e comprovando fenômenos antes tidos como grotescos, bizarros ou simplesmente inexplicáveis. Só é inexplicável aquilo que ainda não entendemos, conhecemos. Já se mostrou, por exemplo, que a região do cérebro ativada na hora da regressão a vidas passadas é a da memória, não a da imaginação, como muitos esperavam. O que é isto, afinal?
    Não acredito – e isto é o que penso – que Deus queira ninguém sofrendo. Pesquisas mostram o poder da alegria na nossa saúde. Alegria é curativa. Se fomos feitos por Deus(para quem acredita Nele, claro), o que Ele queria dizer com isto?
    O Cristianismo está em muitos lugares, pois não se fechou em nenhuma igreja, ao contrário do que alguns dizem. Ele resiste naqueles que acreditam em Jesus e se esforçam por entendê-lo e isto é trabalho contínuo.
    Com todos os direitos à liberdade dados por Deus, confesso, acabo lamentando ouvir certas coisas de quem diz acreditar em Deus. Na mesma hora, contudo, olho no espelho e me refaço: quem sou eu pra lamentar o que quer que seja.
    Desculpem o jornal, mas acabo falando demais em certas ocasiões.
    Abraços.
    Uma ótima semana a todos!
    Magna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s