Torpediem de Edgar Mattos.

Publicado: 09/03/2012 em Poesia

Neymar, o perfeito inexato

WAGNER SARMENTO

 

Neymar é uma assimetria.

Não cabe em quatro linhas, é inimigo da geometria, mais perfeito quanto mais inexato.

A teimosia começa no cabelo, inclassificável por acaso ou destino. Ninguém sabe dizer a cor, o corte, o traçado. Amanhece moicano, anoitece surfista, cai, levanta, engana.

E ele vem, uma extensão desta burla, sempre pronto a ludibriar o mais confiante defensor. Neymar é o pesadelo dos planos, o terror dos cálculos, o desafeto número 1 do óbvio.

E lá vai ele prum lado, pro outro, magrelo, desengonçado, cai, levanta, engana.

O poeta certa vez disse que o craque antevê a jogada. Neymar cega a jogada. Nem ele vê. Nem ele sabe. Realiza, ali, na mínima fração a que chamamos de presente, entre o futuro iminente e o momento que logo vira passado.

O que era caneta vira balão, o corpo que queda pra lá de repente ginga pra cá, o primeiro fica, o segundo tomba, o terceiro tenta pará-lo, o quarto olha e aplaude e nem o vento, etéreo parceiro de jornada, é capaz de acompanhá-lo.

Neymar tem coração de rei e alma de peladeiro, tem a dose de irresponsabilidade que inebria até a bola, tem a desobediência como fiel aliada no trilhar indefinido a caminho do gol.

Neymar é atalho, é haikai, é verso sem rima, é poesia sem escola literária, é trovador e cafajeste, riso e escárnio, possível e impossível.

Desafia tempo, espaço e gravidade, chama o rival pra dançar e embebeda num drible. Hipnotiza, paralisa, acorrenta num grilhão imaginário feito de brilho e espanto.

Não tem perna certa. Não tem lado certo. Não tem direção. Neymar é um labirinto movediço que nem ele mesmo sabe até onde vai. Ninguém sabe.

De tão incerto, não tem limite.

Anúncios
comentários
  1. João Carlos disse:

    Li este saboroso texto num sei onde. Muito bom.Neymar é uma andorinha.Cercado de bonzinhos e esforçadinhos.Que o digam Pelé em 66,coitado e o Messi… na Arrentina (arfh!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s