TERÇA NA LEI. POR EDGAR MATTOS.

Publicado: 27/12/2011 em Poesia

 

A LEI DA GRAVIDADE

 

Por EDGAR MATTOS

 

 

Esse “causo” não aconteceu comigo. Me foi relatado por um técnico em abastecimento d´água chamado a prestar consultoria em determinado município para instalação de uma adutora. Considerando que a situação topográfica e as disponibilidades municipais indicavam, como solução mais econômica e mais eficiente, a escolha de uma adutora por gravidade, fez o competente consultor recomendações bem claras sobre a imprescindível declividade do terreno, especificando detalhadamente os graus da inclinação necessários para obtenção do rendimento satisfatório na distribuição da água.

Eis que meses mais tarde foi chamado com urgência pelo prefeito que o recebeu visivelmente aborrecido. É que a distribuição de água estava sendo feita de forma precária dando margem a constantes reclamações, a maior parte delas referente á pouca força com que o líquido estava chegando às torneiras.

Constatando facilmente que suas instruções técnicas não haviam sido observadas, meu amigo, pessoa muito tranquila, procurou explicar ao irritado chefe do executivo municipal:

–  Prefeito, sua adutora foi projetada levando-se em conta a lei da gravidade. Construída sem o declive necessário, ela não poderia funcionar a contento.

Foi aí que o Prefeito, homem de pouca instrução e muita arrogância, arrotando importância e prestígio, indagou desafiadoramente ao engenheiro:

–  Seu dotô, não conheço essa tal lei que o sinhô tá falando; me esclareça logo se ela é federá, estaduá ou municipá. Porque se ela for federá, eu consigo do meu deputado um projeto para nós modificá ela;  se for estaduá, falo com o governadô, que é gente minha, e logo tudo será resolvido; agora, se for municipá essa tal lei da gravidez quem vai revogar ela agora mermu sou eu…

 

comentários
  1. João Carlos disse:

    Odorico Paraguassu VIVE! E em muita gente por ai.KKKKK. Outro dia ouvi o seguinte: “essa fábrica de hemoderivados do sangue!’. Pois é…

Deixe um comentário

