Segunda dos Sábios. Por Edgar Mattos

Publicado: 26/12/2011 em Poesia

A INESQUECÍVEL LILI

 

PorEDGAR MATTOS

 

 

Maria José Andrade, no meio educacional tratada simplesmente por Lili, foi uma professora que conheci nos meus primeiros tempos de Secretaria de Educação, eu, então, um jovem e incipiente assessor jurídico, ela, Coordenadora do Núcleo de Supervisão Pedagógica de Limoeiro. Personalidade marcante, exigente, rigorosa, exemplar no cumprimento das suas obrigações, tinha uma aparência dura e rústica, bem característica das abnegadas mestras do ensino rural. No entanto, por sob uma fisionomia severa e tensa, se escondia uma mulher sensível, emotiva a mais não poder, facilmente levada às lágrimas. Vibrava como ninguém com as coisas da Educação e com as  vitórias do Santa Cruz, que comemorava envergando com orgulho a camisa tricolorem pleno trabalho. Umafiguraça a minha amiga  Lili.

Com a  transformação dos Núcleos em Departamentos ela se tornou, naturalmente, Diretora do Departamento Regional de Educação do Vale do Capibaribe, com sede em Limoeiro. À semelhança de outras professoras e dirigentes, devotava aos titulares da Secretaria um verdadeiro culto, tributo reverencial tão autêntico e tão sincero que, pelo menos nela, não se apequenava em intenções bajulatórias.

Para cada Secretário, atribuía ela um adjetivo de exaltação que oficializava colocando-o como timbre de blocos, papéis de ofício e outros materiais de expediente do seu Departamento Regional. Lembro, por exemplo, que para José Jorge, escolheu o qualificativo de “excepcional”, fazendo constar do rodapé dos seus impressos o elogioso epíteto: Prof. José Jorge de Vasconcelos Lima – um Secretário Excepcional. Já para Joel de Hollanda ela escolheu outra louvação:- Joel de Holanda – um Secretário Transcendental.

Acontece que meu antecessor imediato na Secretaria, assim que assumiu o posto,  não sei por qual capricho,  entendeu de exonerar Lili do cargo que exercia há mais de 20 anos. Isso lhe causou imenso choque levando-a até a ser hospitalizada. Três meses depois, no entanto, investindo-me no cargo de Secretário de Educação de Pernambuco, um dos meus primeiros atos  foi reconduzir Lili a suas antigas funções. E o fiz movido, não apenas por amizade, mas sobretudo por um autêntico sentimento de Justiça posto que, como já ressaltei, nenhuma razão plausível existia para substituí-la.

Claro que ela, sentimental como era,  me ficou imensamente grata e, na primeira oportunidade em que fui a Limoeiro fui recebido com uma festa digna de candidato majoritário em campanha: faixas na rua me saudando, fogos de artifício a espoucar  e banda de música a entoar dobrados.

Na oportunidade, brincando com ela na intimidade de velhos amigos  tentei embaraçá-la:

– E aí Lili,  você gastou todos os seus adjetivos com meus antecessores e não sobrou nenhum para mim. Então qual vai ser a minha legenda ?

Mas para minha amiga Lili, oradora eloquente, não haveria de faltar vocabulário para o discurso laudatório. Além disso,  administradora previdente e organizada, não era de se deixar surpreender. Por isso, segura de si, me respondeu com incontido entusiasmo:

– Dr. Edgar, o seu título vai ser o maior de todos. Aliás, já está impresso neste bloco que passo às suas mãos.

E foi com um misto de admiração e acanhamento que,  no rodapé de cada folha do Bloco timbrado do DERE de Limoeiro, pude ler o mais novo exagero de Lili,  do qual, desta feita, o beneficiário era eu::

. Dr Edgar Mattos – um Secretário Inexcedível !

Grande Lili ! Não tive também dificuldade para encontrar agora um adjetivo para homenagear a sua memória. Sem a sua mesma criatividade, escolhi apenas o qualificativo ditado pelo meu sentimento:

– LILI – UMA AMIGA INESQUECÍVEL 1

                        

 

comentários
  1. EDGAR MATTOS disse:

    Quero ser o primeiro a registrar minhas felicitações a BELINHA pela data. As palavras – assim como a música – são sempre repetitivas: Mas o sentimento dos amigos nessas ocasiões é sempre renovado e sincero. Por isso é que lhe desejo que longa seja a sua vida e que você seja muito feliz.

  2. Magna disse:

    Eita, Edgar, que bela forma de homenagear uma amiga. Maravilha!!!

    Agora, embora não sendo a primeira, e também sem ter como superar o amigo realmente inexcedível, deixo para Bela os meus sinceros parabéns e desejo de muito sucesso pela vida toda. Que viva cada fase no melhor que lhe oferecer com muita saúde, paz, alegria, sabedoria e amor!
    Tudo de bom!
    Abração!
    Magna

  3. Anônimo disse:

    Que beleza! O texto flui como se flutuasse. Não há virtude maior que a gratidão. Salve Dona Lili e o GM Edgar (que lhe fez justiça) E a menina BELA. Dona do dia 26. O pai certamente está se derretendo.E Bela merece! Parabéns e tudo de bom.

  4. João Carlos disse:

    O anônimo “soy jo”.

Deixe um comentário

