ENTÃO É NATAL. POR JOÃO CARLOS DE MENDONÇA.

Publicado: 24/12/2011 em Poesia

E N T Ã O    É    N A T A L…

 

O período natalino é sempre comovente. Mesmo sabendo  que por debaixo dos panos o estímulo ao consumo desenfreado e irresponsável prepondera sobre a fé, impondo uma cultura  de gastos inconsequentes com presentes, festas e mais festas, reformas de residências, roupas e que tais, o Natal sempre toca nossos corações e nos deixa mais sensíveis (pena que só em dezembro isso aconteça).

 

Uma das coisas que me remetem à infância eram os Natais, especialmente porque em minha casa aquelas canções não saiam da vitrola; Jingle Bells, Noite Feliz, Brincadeira de Papel (?) … tinha também aqueles discos dos Pequenos Cantores da Guanabara e a onipresente Harpa Maravilhosa  que a gente ouvia em cada esquina, em cada residência, em cada loja do centro e nos sentíamos sob a neve.  E como cães pavlovianos  babávamos férias, presentes e confraternizações (no caso dos adultos tinha também o 13º ). Mas que aquelas canções nos tocavam, ninguém pode duvidar. Lembro de um episódio , quando ainda adolescente em Casa Amarela , quando estávamos na Missa do Galo  na Igreja da Harmonia e o repertório continuava o mesmo dos cultos dominicais, então, ao final, inesperadamente, quando nos preparávamos para voltar para casa e participarmos da festiva ceia e da troca de presentes, o coral  começou (e todos aderiram)  aqueles versos:  “noite feliz/silêncio e paz/oh Senhor/Deus de amor/pobrezinho/nasceu em Belém…”  (e eu só imaginava aquele bebê sendo cruelmente imolado numa cruz), o Zé Mané aqui não se segurou. Por mais que eu tentasse,as lágrimas  jorravam e minhas mãos não conseguiam disfarçar… foi inesquecível (como vocês podem notar) , lindo. Um momento de pura magia e emoção. Se os presentes morressem ali, naquele momento, iríamos todos direto ao Nirvana.

Curiosamente, num país tão rico e diversificado musicalmente,o Brasil não tem tradição na criação de canções propícias à esta fase do ano. No máximo,com relação àquelas velhas canções de Natal, nossos autores escreviam versões para os originais americanos que nos são tão familiares. Diferente dos mercados europeu e americano que absorvem bem esse tipo de música. Vários artistas que admiramos,não raro,gravam discos anuais com temática natalina, criam e recriam músicas inesquecíveis que,pasmem,fazem grande sucesso também por aqui,embora poucos percebam tratar-se de temas natalinos. Tanto que em janeiro de 1988, Once Upon A Long Ago de McCartney,estourou em nossas rádios (e era quase Carnaval). Outras tantas tornaram-se emblemáticas, como a definitiva interpretação de Stevie Wonder para a AVE MARIA e a icônica Happy Xmas de John Lennon. Mas acreditem, Sting,David Bowie,Madonna,Rihana,Lynyrd Skynyrd,Sinatra,Bing Crosby,Sarah Vaugham,Dionne Warwick,Elton e tantos outros (até bandas de “heavy metal”)  registraram e registram músicas no estilo. Outro dia, vi um filme em que o HUGH  GRANT  interpretava um sujeito “bom vivant”,namorador e imaturo afetivamente,que sobrevivia às custas dos Direitos Autorais de uma canção natalina escrita pelo pai,que ano após ano voltava às paradas  no período adequado.E ele destestava a música.

Como se vê, por aqui, de fato não há mercado para esse tipo de canção.É uma pena, mas prova  disso foi o louvável esforço do nosso Ivan Lins que,poucos anos atrás,além de iniciar uma campanha entre os colegas, lançou um CD com canções com temática natalina,explorando nossos melhores rítmos (baladas,inclusive) mas que não  foi nem um pouco exitoso. O jeito é nos contentarmos com a  “maravilhosa” versão que “cometeram” para a voz de SIMONE:  Então é Natal…

PS:  FELIZ NATAL aos broda. À todos os irmãos/amigos que leem (e os que não,também) a  poesia do nosso querido FUSCA e o nosso Sábado Som. Happy Xmas! Hare Krishna! Axé!

 

 

 

Anúncios
comentários
  1. Que os confrades até greem comigo. Mas esta música me deixou aluido e aluado. Toquei na viola, arranhando e maltratando a bichinha e fazendo os povo e as pova aqui de aqui casa cantar. E fomos felizes. Mas saudade do caralho mesmo, saudade da porra , daquelas que a gente chama palavrão e ele é abençoado é do meu pai ao piano tocando as mensagens e a gente cantando (eu segurava o telefone preto número: 81652 se não me engano depois virou até 268-6152 na Gomes Coutinho, 218 Yellow House). Papai cantava para mais de 30 famílias . Achava um saco, pois eu não tocava nem cantava. Hoje me desmancho feito um prato de papa por não ter esses momentos de volta. E por meus filhos não terem vivido isso. Eu e meus irmãos temos esses Natais guardados no coração e muito bem guardados. Eita saudade bonita dizia ele no Natal em que mamãe não estava mais conosco. Há 20 Natais que eu digo a mesma coisa aos meus filhos. E vou ficando por aqui com a música de Ivan Lins.

    Essa era a preferida dele. Mesmo doente, lá em Piedade, havia ganho um órgão eletrônico dos filhos e tocava essa. Nessa época eu já havia crescido e não segurava o microfone emburrado e sim emocionado. É de arrombar. Eita lembranças:

  2. João Carlos disse:

    Que beleza broda. Infelizmente (ou seria felizmente) como dizia Harrison: “all things must pass”. Que venham os netos porque eu ando “precisado” de cantar! Hare Krishna!

  3. João Carlos disse:

    PS broda: Cadê o Stevie Wonder com a Ave Maria ? “Se esqueceu-se” ?

  4. andre gustavo disse:

    Entonce é Natal.E bora tocar um som aqui que a noite será feliz.Começando com a lindíssima Diana Krall,esposa do grande Elvis Costello:

  5. andre gustavo disse:

    Coldplay mandando ver:

  6. andre gustavo disse:

    Dupla fraca:

  7. andre gustavo disse:

    Santa CLaus vem aí,com os Jackson Five:

  8. andre gustavo disse:

    CAntava pouco essa menina:

  9. andre gustavo disse:

    Clássica.Uns dizem que é piegas.Eu,criança,me emocionava ao ouvir isso.E me emociono até hoje:

  10. andre gustavo disse:

    Macca dá o recado:

  11. andre gustavo disse:

    é o fraco(2):

  12. andre gustavo disse:

    Pra torar o toitiço:

  13. andre gustavo disse:

    Pra fechar com chave de ouro:

  14. Acho que felizmente e graças ao seu texto. Que está SUPIMPA. NO GOGÓ GUGÚ. Que poema João. Ana acordou com os meus fungados. Sou um aluado chorão. Mas hoje o teu Sábado Som Especial de Natal deixa Boninho, Roberto Carlos , a Globo e a Xuxa e os Duendes no chinelo kkkkkkkkkkkkk . Valeu Broda. HO HO HO. E a festa sai ou não sai? Tá mais difícil do que a votação do MENSALÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eita Bolinhas e Luluzinha. Alui bando de aluado.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. João Carlos disse:

    E arroi ? Num é quarta ? Lá juntinho do Arsênio! Só um pitaquinho: Por que não as 19 o’clock ?

  16. andre gustavo disse:

    Quarta tem outra confra,que eu esqueci e a patroa pegou ar.E vcs sabem que contrariar mulher buchuda é bronca,né?Se for quinta tá excelente.Por enquanto bora ver o trailer do filme sobre Harrison:

  17. Anônimo disse:

    Marrapaz,esqueci do melhor video de Natal de todos os tempos:

  18. andre gustavo disse:

    Marrapaz,esqueci de postar o melhor video de Natal de todos os tempos:

  19. João Carlos disse:

    Então tá DECRETADO: Quinta-feira às 19 O’clock e 30 O’clockinhos no bar vizinho de Arsênio (cadê tu homi ?) , ensaio de marcha do Grêmio Recreativo Escola de Frevo Erótico Cristão OS FUSCONAUTAS.

    PS: Se ARSÊNIO não aparecer por aqui hoje, como castigo,a gente se encontra uma hora antes em sua residência para forrarmos os estômagos com “chaique e macaxeira” , testando os dotes culinários de Dona Belly.

    PS: Alguém tem de avisar o HOULDINI.!!!! Nosso especialista em cinema é IMPRESCINDÍVEL.

  20. Magna disse:

    Meus queridíssimos amigos mosqueteiros do meu coração, hoje tá (e tô) demais! Um rio invadiu o meu rosto. Deve ser o Capibaribe, mas pode ser o lago de Genesaré, onde tantas vezes Jesus esteve e eu…só Deus sabe…
    Numa horas dessas – gosto de pensar – Maria e José caminhavam simplesmente.
    Há meninos agora mesmo também a caminho, chegando, sendo criado, gestado e isso é muito lindo! Quantas mães habitam Maria neste momento…se todos os pais tiverem a coragem e humildade de Maria e José(nossa, como se fala pouco dele e quanto ele foi Grande!), certamente, muitos meninos lindos nascerão, trazendo luz aos seus lares. É isto o que desejo a você e Luciana e ao pequeno(a) de vocês, André. E, claro, a quem mais tiver na mesma Graça. Que Jesus abençoe! Nossa Senhora acompanhe! Aliás, a todos vocês, meus amigos, pois até quem não tem filhos, Maria e José estão sempre a nos fazer enxergar, nas crianças, um filho.
    Perdoem esse prato de papa. Sou assim mesmo, vocês sabem.
    João abusou neste Sábado Som. André, como sempre, não ficou atrás, junto com Domingos.
    Desejo, entim, que o Nazareno acompanhe cada passo de vocês, fazendo um compasso melodioso, harmônico, cheio de graça e de alegria. A todos vocês e as suas famílias! Que vocês nunca percam a capacidade de se emocionar com o Natal, com Jesus.

    Vou abusar hoje(continuar abusando). Depois de receber um email maravilhoso de João, sobre o filme de Harrison, fiquem com ele cantando a Jesus. (Aqui abro um parêntese para o que já propus a João fazer com vocês: assistirmos todos juntos. Portanto, já temos, além da confra, outro motivo para nos encontrarmos no futuro). Depois, fiquem com o já enviado por email, mas aqui é o Fusca, né? E Eduardo Galeano diz quase tudo (são 7 minutos que valem demais).
    Abraços fraternos em todos.
    Feliz Natal!
    Magna

    (ao vivo)

  21. Magna disse:

    Esqueci esta pérola linda que me chegou às mãos recentemente:

    Então, como não encontramos em Belém,
    aliás, não encontramos nem Belém,
    e não vimos nenhum sinal no céu,
    vamos procurar

    nos casebres das favelas,
    nos mocambos sobre o mangue,
    nas casinhas de taipa do sertão,
    debaixo das pontes,
    nas mais ricas maternidades,
    vamos procurar;

    porque em algum lugar do mundo
    deve estar nascendo um novo mundo;

    até mesmo de nossa procura
    deve estar nascendo um novo mundo

    e é por isso que somos reis
    e é por isso que somos magos.

    Marco Pólo Guimarães

  22. osvaldo soares neto disse:

    Domingos e todos do Fusca, de coração,um abração a todos, um glorioso 2012 e que comemorem, brindem, pois na distancia, meu coração está aí.

  23. andre gustavo disse:

    Esqueci dessa.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK:

  24. Arsenio meira Junior disse:

    Grande Johnny, e Magna, e Edgar e Domingos e nosso André, que ao lado de joão e do post emocionado de Domingos, evocando a luminosa memória paterna, merecem reflexão.

    FELIZ NATAL. IMENSO E COM SAÚDE.
    PARA TODOS.
    DIA 29 ESTAREI LÁ.
    Abraços
    Arsenio

  25. EDGAR MATTOS disse:

    Estive “fora do ar” por motivos técnicos. Aqui estou, ainda que com atraso, para dizer presente a mais um Sábado Som do nosso Maestro. De alguma forma a falta de renovação do repertório natalino tem suas vantagens. Poder cantar com os netos: “Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel…” Noite Feliz e Jingle Bells ainda são palatáveis. Agora, essa de Simone é mesmo insuportável. Que chatice ! Curioso, como bem assinalou o JOão CArlos, que, com tão inspirados compositores, não tenhamos produção príopria que tenha vingado. O mesmo com o Parabéns pra Você. Houve tentativas. Todas frustradas. E seguimos desejando a todos “muitos anos de vida”. Tantos quantos os dessa versão do Happy Birthday to you.
    Dia 29 – me juntarei aos paranoicos da zona sul !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s