Sábado Som. Por João Carlos de Mendonça.

Publicado: 17/12/2011 em Poesia

J O V E M    G U A R D A

No início dos anos 60 a indústria do entretenimento fervilhava no mundo com a chamada “Invasão Britânica” e, mesmo no Brasil , esse acontecimento teve eco com o surgimento de grupos e cantores voltados para a juventude. As gravadoras lançavam, ainda que timidamente,alguns poucos artistas e mesmo a televisão, pouco contemplava o público jovem.

Saiu da cabeça de alguém da TV RECORD (que aliás, na época ,era a TV  onde fervilhavam as melhores idéias) a concepção de um programa de auditório rigorosamente para o público jovem. Convocado para a produção,Carlos Imperial nem vacilou ao indicar Roberto Carlos (que então já começara a frequentar discretamente as paradas de sucessos) como apresentador.Mas,em consonância com o conceito de “grupo” que vingava naquele tempo, Erasmo e Vanderléa seriam os pajens necessários para um programa AO VIVO, sujeito à contratempos aqui e acolá.Não raro, Erasmo ou Vandeca abriam o show enquanto Roberto estava atrasado ou “vai se saber o que”.

Curioso que o Jovem Guarda (nome escolhido) acontecia impreterivelmente aos domingos às 17 Hs em São Paulo mas, ao menos no NE, era apresentado aos sábados no mesmo horário e em vídeotape. Logo que o programa entrou no ar,a recepção positiva foi imediata e a CB, esperta, lançou logo um novo album do RC com o mesmo título,claro.Aliás,um discaço cujo único senão era uma inoportuna versão do fado Coimbra.

A verdade é nunca houve nada parecido com aquilo no Brasil até então.Foi um furacão.Se havia uma certa predominância do RC, todos os artistas que desfilavam semanalmente naquele palco passaram de repente a ter agendas cheias,vendas de discos estouradas, espaço quase total na mídia,e até filmes, protagonizavam.Calhambeque,Tremendão e Ternurinha eram respectivamente,as marcas pertencentes à Roberto,Erasmo e Vanderléa  e estampavam roupas,material escolar,utensílios domésticos,brincos,anéis,cintos e o que fosse possível imaginar. De repente,a juventude  adotou tudo que derivasse do Jovem Guarda,desde as roupas,cabelos e até,principalmente, as gírias e expressões.

É UMA BRASA, MORA ?”

Renato e Seus Blue Caps,Golden Boys,Incríveis,Trio Esperança,The Pops,Wanderley Cardoso,Jerry Adriane,Leno e Lilian,Martinha,Os Vips,Waldirene,Bobby de Carlo,Ronnie Von e outros tantos, eram verdadeiros ícones da época.Cortejados,requisitados e onipresentes no cenário musical brasileiro. Mas a música que produziam variava entre o bonzinho e gracioso até o péssimo. Calcula-se com boa vontade que 90% eram versões de originais americanos,ingleses e até italianos.Mesmo Roberto e Erasmo que já escreviam seu próprio material se serviam também das versões, embora com mais dignidade.Um lançamento do exterior chegava por aqui com uma defasagem em torno de 2 anos mas as gravadoras/distribuidoras tinham acesso imediato e repassavam para seus artistas locais lançarem as versões (a maioria,no mínimo,infelizes) em português.Era um vale-tudo onde não se respeitava nem de longe o tema da letra original.Alguém aqui se arrisca a identificar os títulos verdadeiros de pérolas como FECHE OS OLHOS,PENSANDO NELA,LOBO MAU,MEU BEM,ELA ME DEIXOU CHORANDO,POBRE MENINA,MENINA LINDA ou NÃO VOLTO MAIS ? Nem tente.É melhor. Claro que tinha boas canções.Românticas,ingênuas sem ser idiota e melodias graciosas e bem urdidas, mas a maioria…

Os artistas internacionais que serviam de inspiração à Jovem Guarda cresceram e mudaram.Evoluiram.E faltava competência musical e poética naquela moçada prá acompanhar essa evolução.Os históricos festivais de MPB começaram a revelar uma nova geração de artistas com bem mais conteúdo.Uma minoria percebeu isso e desviou da estrada mas os demais insistiam em permanecer ali,perdidos naquelas jovens tardes de domingo (sábado,por aqui). E prá piorar,apareceram 2 baianos…

Anúncios
comentários
  1. João Carlos disse:

    Eita! Tem alguns erros grosseiros nesse post.Fazer o que ? ‘Inda mais,esqueci do diretor Carlos Manga.
    PS: Te mandei um e-mail. O correto foi pelo G-MAIL. Confere broda!
    PS: No próximo SS manda aquele ENTÃO É NATAL. Pode ser ?

  2. Vou consertar. E claro o próximo tem de ser ENTÃO É NATAL. NA HORA. NO TOITIÇO.

  3. andre gustavo disse:

    Passados os lamentáveis fatos das agressões sofridas por Edgar e a da tentativa de “expulsar” do blog de Roberto nosso John Charles,coisas que ninguém pode aceitar,vamos fazer uma festa de arromba! :

  4. andre gustavo disse:

    Vão ao infernos os inimigos:

  5. andre gustavo disse:

    Clip supimpa.Esse nem eu tinha visto ainda:

  6. andre gustavo disse:

    Gente mau tem demais por aí:

  7. andre gustavo disse:

    FAntástico:

  8. andre gustavo disse:

    Esse SS me fez achar cada clip massa:

  9. João Carlos disse:

    Eita André! E ainda faltam os outros. Renato,Golden Boys,Incríveis etc…. Te vira! KKKKKK

  10. andre gustavo disse:

    I should have no better,em versão brazuca:

  11. andre gustavo disse:

    Clara Nunes?Pois é…:

  12. andre gustavo disse:

    Edgar e JC não dirão adeus ao blog de Roberto.Avante camaradas:

  13. andre gustavo disse:

    Na condição de sócio fundador e colaborador deste Fusca,venho por meio desta informar que não aceito a retirada de João Carlos Ravi Shankar Heitor dos Prazeres do blog de Roberto.Iniciei por lá a campanha #ficajoão que já conta com o apoio de Lucídio.Em represália,farei greve branca,não postando videos por aqui até que as coisas voltem ao normal.

  14. osvaldo soares neto disse:

    JC, esse André é um genio e eu fico aqui babando e comprando cds do tempo da jovem guarda, vaelu demais

  15. Poha greve branca kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vamos tomar uma branquinha hoje meu velho? E apois. Topas? A gente sequestra João Carlos lá em Candeias e vai rastreando o IP dos fi de rapariga que andaram quengando no blog do Roberto. A gente quenga eles. Bando de felas.

  16. EDGAR MATTOS disse:

    É possível isso Domingos ? Tô doido pra dar umas palmadas na bunda desse crápula que me agrediu ( a Lei das Palmadas só se refere a filhos e eu estou livre da sua incidência ).
    Mas, hoje é dia de voltar aos tempos da Jovem Guarda e de curtir o texto do Maestro João Carlos – sempre impecável ( e o livro ? ), fartamente ilustrado pela discoteca do André. Peguemos nossas Wanderléas e, vamos dançar os prazeres da existência e a beleza das amizades verdadeias.

  17. João Carlos disse:

    OK André! Você venceu! Como não me comover com o carinho de tanta gente fina ? Faça-se justiça ao Domingão que se manifestou de “prima” como cabe a patota de Yellow House (tá querendo tirar onda Pitu ?). E vieram vocês (André,Edgar,Arsênio) e mais Lucídio e uma pá de corações.Além do Roberto,claro!
    Agora chega de sal,Dadi! E manda ver os clips!

  18. João Carlos disse:

    Eita! No afã de escrever,omiti imperdoavelmente nosso tão estimado “prof” OSVALDO.Obrigado mestre!
    Lá no texto ,o nome da gravadora CBS saiu só CB. Vixe!
    Sinto fala do Arsênio! Magna aparece sim,nem que seja segunda.E vem de botinha com meia estação e mini Ternurinha!

  19. Magna disse:

    Eita, João, esqueci a botinha. kkkkk Serve pé no chão mesmo?
    Bom este panorama da Jovem Guarda, além do embalo tão bem ilustrado(pra variar) por André. E pensar que naquela época o Brasil vivia um dos seus períodos mais tristes politicamente. Não foi por acaso que as gravadoras, emissoras e demais meios precisaram tanto criar esse movimento. E os baianos…Roberto que o diga: “debaixo dos caracóis dos seus cabelos…”
    E, pegando o bonde andando desde o último post, só tenho uma coisa que dizer aos queridos Edgar e João: mais vale a vida! Não deixo mais, deixo Quintana:

    “Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão…
    Eu passarinho!”

    Abração, meus amigos.
    Fiquem com Deus!
    Magna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s