Traíra, mau-caráter e, Roberto Freire é o nome.

A estranha história de Roberto Freire
 
 
Sebastião Nery
 
 
O único político brasileiro da oposição (que se diz da oposição) que aplaudiu José Serra, o Elias Maluco eleitoral, por ter anunciado que agora é hora de destruir Lula, foi o senador Roberto Freire, presidente do Partido Popular Socialista (PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista,melhor escola política brasileira do século passado). Disse: “Serra presta um serviço à democracia”.
 
 
Para Roberto Freire, “desconstruir”, destruir, eliminar o principal candidato da oposição e das esquerdas (com 42% nas pesquisas) é um “serviço à democracia”.Gama e Silva nunca teve coragem de dizer isso. Armando Falcão também não. Nem mesmo Newton Cruz. Só o delegado Fleury. Ninguém entendeu. Porque não conhecem a história de Roberto Freire.
 
 
 
Aprovado pelo SNI
 
 
 
Em 1970, no horror do AI-5, quando tantos de nós mal havíamos saído da cadeia ouainda lá estavam, muitos sendo torturados e assassinados, o general Médici, o’mais feroz dos ditadores de 64, nomeou procurador (sic) do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) o jovem advogado pernambucano Roberto João Pereira Freire, de 28 anos.
 
 
Não era um cargozinho qualquer, nem ele um qualquer. “Militante do Partido Comunista desde o tempo de estudante, formado em Direito em 66 pela Universidade Federal de Pernambuco, participou da organização das primeiras Ligas Camponesas na Zona da Mata” (segundo o “Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro”, da Fundação Getulio Vargas-Cpdoc).
 
 
Será que os comandantes do IV Exército e os generais Golbery (governo Castelo),Médici (governo Costa e Silva) e Fontoura (governo Médici), que chefiaram o SNIde 64 a 74, eram tão debilóides a ponto de nomearem procurador do Incra, o órgão nacional encarregado de impedir a reforma agrária, exatamente um conhecido dirigente universitário comunista e aliado do heróico Francisco Julião nas revolucionárias Ligas Camponesas?
 
 
Os mesmos que, em 64, na primeira hora, cassaram Celso Furtado por haver criadoa Sudene, cataram e prenderam Julião, e desfilaram pelas ruas de Recife com ovalente Gregório Bezerra puxado por uma corda no pescoço, puseram, em 70, jovem líder comunista para “fazer” a reforma agrária.
 
 
Não estou insinuando nada, afirmando nada. Só perguntando. E, como ensina humor de meu amigo Agildo Ribeiro, perguntar não ofende.
 
 
 
Sempre governista
 
 
 
Em 72, sempre no PCB (e no Incra do SNI!) foi candidato a prefeito de Olinda,pelo MDB. Perdeu. Em 74, deputado estadual (22.483 votos). Em 78, deputadofederal, reeleito em 82. Em 85, candidato a prefeito de Recife, pelo PCB,derrotado por Jarbas Vasconcellos (PSB). Em 86, constituinte (pelo PCB, aliadoao PMDB e ao governo Sarney). Em 89, candidato a presidente pelo PCB (1,06% dosvotos).
 
 
Reeleito em 90, fechou o PCB em 92, abriu o PPS e foi líder, na Câmara, deItamar, com cujo apoio se elegeu senador em 94 e logo aderiu ao governo deFernando Henrique. Em 96, candidato a prefeito de Recife, perdeu pela segundavez (para Roberto Magalhães).
 
 
Agora, sem condições de voltar ao Senado, aliou-se ao PMDB e PFL de Pernambuco,para tentar ser deputado. Uma política nanica, sempre governista, fingindooposição.
 
 
 
Agente de FHC
 
 
 
Em 98, para Fernando Henrique comprar a reeleição, havia uma condição sine quanon: impedir que o PMDB lançasse Itamar candidato a presidente. Sem o PMDB, areeleição não seria aprovada. Mas o PMDB só sairia para a candidatura própria se houvesse alianças. E surgiram negociações para uma aliança PMDB-PPS, uma chapa Itamar-Ciro.
 
 
Fernando Henrique ficou apavorado. E Roberto Freire, agente de FHC, o salvou,lançando Ciro a presidente. Isolado, o PMDB viu sua convenção explodida pelo dinheiro do DNER, Itamar sem legenda e a reeleição aprovada.
 
 
Durante quatro anos, Roberto Freire saracoteou nos palácios do Planalto e da Alvorada, sempre fingindo independência, mas líder da “bancada da madrugada” (dedia se diz oposição, de noite negocia no escurinho do governo).
 
 
 
Quinta-coluna
 
 
 
No ano passado, na hora de articular as candidaturas a presidente, o PT(sobretudo o talento e a competência política de José Dirceu) começou a pensar numa aliança PT-PPS, para a chapa Lula-Ciro. Itamar disse que apoiava. O PSB de Arraes também. Fernando Henrique, o PSDB e Serra se apavoraram. Mais Roberto Freire estava lá para isso. Novamente lançou Ciro, para impedir uma aliança das oposições com Ciro vice de Lula.
 
 
Fora dos cálculos de FHC e Roberto Freire, Ciro começou a crescer. Mas, quando oPFL, sem Roseana, quis apoiar Ciro, dando espaços nos estados e na TV, RobertoFreire, aliado em Pernambuco de Marco Maciel, o líder da direita do PFL, vetou oPFL com Ciro. Como se chama isso? Uns, “agente”. Stalin chamava “quinta-coluna”.
 
PS – Colaboração 100% do novo sócio-remido Negão.
About these ads

Comments

  1. Arsenio Meira Junior says:

    Rapaz, não conhecia esse petardo.
    Será que ele processou Sebastião Nery?
    Taquepariu…
    Toitiço é pouco.
    O Brasil não é para principiantes.
    E viva Tom Jobim, o autor dessa pérola.
    Abraços.
    Valeu, negão.
    O Internacional, glória do desporto nacional e etc.
    Kleiton e Kledir, e a galera no Beira-Rio.
    Que saudade da redenção…
    Do Fogaça (ele presta?) e do FALCÃO…
    Abraços.

  2. Do PCB, o PPS conservou apenas as cores: vermelho e amarelo. Depois misturou as duas e virou laranja. Do PSDB. ;)

  3. Arsenio Meira Junior says:

    E tome onomatopeia no toitiço,
    kkkkkkkkkkkkk
    kkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkk
    kkkkkkkk
    Boa, Holder!

  4. Negao says:

    Sávio Domingos,
    Vai aí o linque para não desrespeitar a autoria: http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=16319&ass=11&data=2003-04-06

  5. Negao says:

    Arsenio,
    Numa conversa com o nosso fausto* amigo Domingão, lembrava que nesta história tinha uma rixa local.
    Lembro, salvo confusão minha, que lá por volta de 2004 um político direitoso aposentado daqui da província teria feito acusações semelhantes com relação ao INCRA. Ameaçado de ser processado, desafiou fazendo questão de ir à Justiça pois assim provaria em juízo suas palavras.
    Li em algum jornal local e meus 64K de memória não me ajudam em mais dados. Nem o Google tem ajudado.

    Quanto ao Fogaça, dê uma olhada aí no Cloaca News…

    Um abraço.

  6. João Carlos says:

    Só existem 3 raças CONFIÁVEIS no Brasil; político,pastor néo-evangélico e dirigente do CNC.Pode confiar cegamente,são todos uns FDP.

  7. Domingos Sávio says:

    De acordo mestre. Principalmente os FDP do CNC.

  8. Domingos Sávio says:

    Tá devidamente “autorado”. Para malhar esse FDP do R.F. todo castigo é pouco. É um bagual esse arremedo de político. Bá tchê.

  9. Domingos Sávio says:

    Laranjada azeda.

  10. João Carlos says:

    Leia o e-mail que te mandei.Nos comentários o Sr.Sebastião Nery bem como outros famosos passaram a se beneficiar do Bolsa-Terror.Digo,não para defender Freire mas prá provar que trata-se de um escroto falando do outro.

  11. Domingos Sávio says:

    Eu soube que Nery se vendeu a Collor. Isso prova que não existe liberdade de imprensa no Brasil. É o que penso. E vosmecê?

  12. Silvano Tarantelli says:

    O Nery eh um sujeito engraçado, mas como não eh um comediante não posso dar risada. Eh um jornalista que colocou sua pena em leilão para o senhor que oferecesse mais. Escreve bem ao ponto de parecer convincente. Mas onde estava Nery quando Freire se expunha e combatia a ditadura militando no clandestino PCB? Sabe ele como Freire passou a ser procurador? Claro que sabe. Mas prefere atribuir a um convite do ditador de plantao. Collor ou Lula, nao importa. Importa que pague bem.

  13. VALDI says:

    ESSE ROBERTO FREIRE NUNCA PASSOU DE UM TRAIRA SAFADO, SEMPRE SE ALIOU AOS CRIMINOSOS DO PSDB/PCC, CALHORDA DO
    PPS (PARTIDO DOS PILANTRA SAFADOS) E AINDA TEM A CARA DE PAU DE IR NA TV E DIZER QUE O PPS NÃO ACEITA CANDIDATOS SUJOS, APRENDEU COM FHC/FMI.

  14. VALDI says:

    SEGUNDO O CRIMINOSO ROBERTO FREIRE, CANDIDATOS DO PPS SÃO DE INTEIRA CONFIANÇA, ESSE FDP CHAMA O POVO DE BURRO COM ESSAS ASNEIRAS. SEMPRE EXISTIRA TRAIDORES QUE NO PASSADO LUTAVAM E AGORA SE VENDEM PARA OS BANDIDOS DO PSDB/PCC.

  15. Brasileiro Desinformado da Mídia Cativa says:

    Fiquei de certo modo surpreso com esta face do neodireitoso R.F., mas uma coisa faz sentido:Fui do PCB desde 1966. Vivi as duas campanhas de Ciro à presidência e sei qual o argumento do então presidente do PPS: O apoio do PFL não seria aceito por ser o partido da direita!
    Ciro foi à Bahia, beijou as mãos de ACM, e os dois se chocaram. Freire não subiu mais nos palanques de Ciro. A partir de então não se bicavam. Disputaram o controle do PPS até o desfecho final conhecido.

  16. antonio bode says:

    Sempre achamos que esse Roberto Freire não nós merece a menor confiança.Falastrão, intrometido e metido a sabido. Metido a saber não se sabe o que. É coisa de espião mesmo e mal carater.

  17. uaaaaaaaaaaaao

  18. kkkk pacanna er verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog da Bella

"Quem tem estilo, faz a moda"

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

WordPress.com em Português

Blog de Notícias da Comunidade WordPress.com

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 336 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: